re.verb

cultura, crítica e tudo o mais

Manual da Mostra

em outubro 27, 2010

Nos últimos dias, algumas pessoas têm me perguntado sobre “dicas” para a reta final da 34ª Mostra Internacional de Cinema. Ao invés de dar dicas concretas (para tanto, recomendo o blog do Luiz Zanin, do Estadão), devolvo a seguinte pergunta: qual “espécie” de filme a pessoa quer assistir. Isso porque há basicamente três (Os Famosos, Os Hypados e Os Desconhecidos) e, para cada um, há uma respectiva “abordagem” possível:

Os Famosos: contam com diretores consagrados (como Somewhere, de Sofia Coppola; Você vai conhecer o homem dos seus sonhos, de Woody Allen, Film Socialism, de Godard; ou até mesmo Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor); ou elenco hollywoodiano (como Não me Abandone Jamais, baseado no romance de Kazuo Ishiguro, com Carey Mulligan e Keira Knightley; ou Machete, de Robert Rodriguez, com Jessica Alba, Lindsay Lohan e Michelle Rodriguez)

      Abordagem: a dica (não só minha) é simples: não assista agora! Tenha um pouquinho de paciência e deixe para assistir quando entrarem em circuito normal. Isso porque (i) eles irão entrar no circuito normal e (ii) à exceção de Somewhere e Não me Abandone Jamais – que devem estrear só no início do ano que vem – a maioria tem estréia prevista para este ano – alguns já em novembro, ou início de dezembro, como Film Socialism, Você vai conhecer o homem dos seus sonhos, Nowhere Boy (sobre a vida do jovem John Lennon) e Atracão Perigosa (com atuação e direção de Ben Affleck).

Os Hypados: ganharam elogios da crítica – ou prêmios internacionais – mas não são tão populares, ou acessíveis, como os primeiros (exemplos: Carlos, O Estranho caso de Angélica, Tournée, VIPs, Cópia Fiel, Mistérios de Lisboa, Poesia, Rosas a Crédito, etc.)

      Abordagem: como a dica acima é um tanto manjada, esta segunda “espécie” passa a ser a mais procurada pelo público. Assim, as filas para assistir a esses filmes costumam ser grandes. A dica, portanto, é comprar os ingressos antecipadamente (de preferência no cinema, pois tenho ouvido diversas reclamações sobre o site…), ou se programar para chegar cedo nos locais das sessões. [Experiência própria: como não comprei nenhum ingresso antecipado (faça o que digo, não faça o que faço) estive tentando desde sábado assistir a Rosas a Crédito. Após três tentativas frustradas, consegui lugar em uma seção em plena segunda-feira à noite – e a sala estava absolutamente lotada]. E, na pior das hipóteses, caso não seja possível assistir a eles ao longo da Mostra, saiba que a maioria deve estrear – logo – em circuito.

Os Desconhecidos: aqueles que – sejamos honestos – ninguém nunca ouviu falar e que muito provavelmente não entrarão no circuito normal.

      Abordagem: essa espécie proporciona um dos grandes prazeres das Mostras, que é entrar em uma sala de projeção sem saber o que está por vir e, melhor, descobrir pérolas inimagináveis (é nessa categoria que se encontra o meu favorito da Mostra até agora: Academia de Platão). Assim, a dica é: não pense nem pesquise muito, simplesmente vá.

Escolha seu combo e bom filme!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: