re.verb

cultura, crítica e tudo o mais

Felicidade?

em janeiro 6, 2011

“Se algum dia alguém escrevesse um livro de autoajuda que realmente funcionasse, nós todos estaríamos em apuros”.

Essa foi a frase, dita por uma assessora de imprensa, que ecoou na mente de Will Ferguson durante os dois anos que precederam a elaboração de Ser Feliz® (Companhia das Letras).

Ali, Edwin de Valu é um editor ranzinza que se depara dia após dia com livros imprestáveis – “a pilha de baboseiras” que cresce sobre sua mesa – até que, certa vez, vê cair em suas mãos um manuscrito esquisito, com nome suspeito e formato mais ainda – um calhamaço cheio de adesivos de margaridas – mas que, sem o menor alarde, se torna o maior best seller de todos os tempos da editora.

Pior ainda, e para desespero de Edwin, “O Que Aprendi Na Montanha”, do autor Tupak Soiree, trata-se do livro de autoajuda definitivo; aquele que “instaura o fim do mundo como se conhece” e dissemina uma epidemia sem precedentes da mais contagiosa – e irritante – felicidade.

Para além de uma narrativa leve e inteligente (que mistura policial, fantástico e comédia), Ser Feliz® é uma divertida crítica à sociedade contemporânea (especialmente à americana) onde, em nome de uma suposta “busca pela felicidade” – que muitas vezes nada mais é que algo oco e desprovido de significado – confunde-se satisfação com apatia e falta de questionamento.

Assim, na medida em que o livro de Tupak proporciona a seus leitores a suposta conquista da “verdadeira felicidade” – que de tão artificial se torna até uma marca registrada da editora, a qual licencia seu uso e ganha royalties a cada vez que usam os termos “felicidade”, “feliz” e afins – dissemina também a desistência daquilo que é essencial ao ser humano: a evolução, o querer mais.

Como diz Edwin a certa altura, a busca pela felicidade – e não esta em si mesma – é o que move o ser humano; é como se os “felizes” não tivessem mais pelo que viver.

Trocando em miúdos, Ser Feliz® – e não “O Que Aprendi Na Montanha”… – é um livro ótimo livro para estas férias, daqueles que nos fazem pensar, mas sem deixar de nos fazer sorrir.

(Ser Feliz ®, de Will Ferguson , Companhia das Letras)

Anúncios

Uma resposta para “Felicidade?

  1. Ana Luiza disse:

    Haaaa!! Me lembrou nossa conversa de outro dia! Quero emprestado 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: