re.verb

cultura, crítica e tudo o mais

Além do que se vê

em janeiro 27, 2011

O que nos espera depois daqui?

Para Clint Eastwood, em Além da Vida (Hereafter), a resposta que se dá a esta pergunta parece ser o que fará aqueles que ficam seguirem adiante. Isso porque, no filme, há três histórias paralelas de indivíduos que são convocados a lidar com a morte: seja por uma experiência de “quase morte”, como a da jornalista francesa Marie; o falecimento prematuro de um ente querido, como no caso do garotinho Marcus; ou do vidente George (Matt Damon), que é “amaldiçoado” pelo dom de conversar com espíritos.

Tanto Marie, quanto Marcus, diante da brutalidade com que se deparam com a morte, sentem que a única forma de conseguir continuar vivendo é tentar a entender melhor, seja analisando relatos de pessoas que colocaram um pézinho “do lado de lá”, ou buscando saber como estão o que se foram.

Por outro lado, George seria capaz de fornecer ao menos parte dessas respostas, mas se recusa a lançar mão de sua mediunidade, que, para ele, nada mais é que a seqüela indesejada de uma cirurgia mal sucedida.

Dito dessa forma, Além da Vida pode parecer um tanto “místico”, ou “espírita” demais…mas não é bem assim. O filme retrata, acima de tudo, diferentes formas de como a morte afeta a vida dos que continuam vivendo; de como é importante achar respostas que apazigúem a dor e a incompreensão diante do desconhecido.

O filme, no entanto, peca por não se aprofundar no porquê da necessidade de tais respostas, ou em como o “entendimento” é capaz de sossegar. Há ali boas atuações, belas tomadas e uma cena estupenda e antológica do tsunami na Tailândia, mas é difícil não sair da sessão com aquela incômoda sensação de: “mas e aí? O que nos espera para além dessas histórias?”

(Além da Vida, de Clint Eastwood, 2010)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: