re.verb

cultura, crítica e tudo o mais

Google cult

em fevereiro 3, 2011

Morro de medo do Google.

Se Deus seria, desde sempre, onipotente, onipresente e onisciente, o Google, nos anos 2000, tem dado mostras de que não pretende ficar muito atrás – pense na loucura que é o “oráculo Google”, aquele para quem tudo se pode perguntar e nada fica sem resposta…

A constante busca por inovações, aplicativos e penduricalhos é, a um só tempo, assustadora e fascinante; foram criados em pouquíssimo tempo Google Earth, Google Desktop, Google Maps e por aí vai.

Mas, ontem, confesso que tirei meu chapéu para o Google como nunca antes na história: foi criado o Google Art Project.

A idéia não é das mais complexas e deriva de outro programa do Google, o Street View: como se não bastasse poder navegar por imagens de satélite de todas as quebradas e bibocas do mundo todo, agora, com o Art Project, será possível visitar virtualmente os maiores museus do mundo, “passear” pelas salas onde se encontram dispostas as obras – e dar belos zooms em qualquer obra de arte dali – e ainda montar sua própria “galeria” a partir das obras favoritas.

A lista das instituições parceiras já é grande – e excelente – incluindo, dentre outros, o Metropolitan Museum of Art, o MoMA (ambos de Nova Iorque), o Museo Reina Sofia (Madri), a National Gallery e o Tate Britain (ambos em Londres), o Palácio de Versailles, a Galeria Ufizzi (Florença) e o Museu Van Gogh (Amsterdã).

Dessa forma, para alem de gadgets e cacarecos, alguns de utilidade questionável, o Google desta vez une forças para garantir maior acessibilidade à cultura em si. Seja servindo como teaser para aqueles que pretendam visitar fisicamente os museus, ou como uma forma de permitir que aqueles que dificilmente poderão visitar tais museus se sintam ali seja aonde estiverem, o Google Art Project é um avanço na direção da valorização e, por que não, democratização das artes visuais.

Tudo bem que do Google nunca se espera pouco, mas até para ele, este não é um pequeno feito.

Anúncios

2 respostas para “Google cult

  1. Dri Rollo disse:

    Sensacional!! Gostaria de mais tempo com ele!

  2. […] Há algum tempo, no início de fevereiro, o Google deu uma sinalização importante no sentido da valorização e, por que não, democratização das artes visuais ao possibilitar o acesso – ainda que não físico – a alguns dos maiores museus do mundo, com o Google Art Project (demos a notícia em primeira mão aqui!). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: