re.verb

cultura, crítica e tudo o mais

Brilho de uma história obscura

em fevereiro 11, 2011

Lá vem o Coppola falando de dramas familiares de novo. Com uma beleza que eu nunca vi antes.

Não sou a maior conhecedora de Copolla, não. Meu repertório não passa de Apocalypse now e o primeiro dos poderosos chefões. Mas, ao perguntar a uma amiga sobre Tetro e ouvir como resposta um convicto “É lindo”. . Decidi que ia conferir de onde vinha tanta beleza. Eu ia e eu fui.

Tetro é lindo desde a primeira cena.

“No sueltes la soga que me ata a tu alma”

A pichação no muro portenho, em preto e branco, já adianta o que virá nas próximas horas. Ver o colorido bairro de La Boca todo “pintado” em tons de cinza, numa fotografia impecável, já me valeu o filme. O trabalho com a luz é incrível, espelhos e sombras parecem dizer muito mais que todas as falas do filme juntas. E se o tempo presente é gris, o passado tem cores vivas e contrastantes. Não deve ser por acaso.

Há muitas artes em Tetro

Linguagem e ritmo teatrais, embalados pela ópera em plena sintonia de linguagens. O filme é grandioso por unir todos esses idiomas para, realmente, contar  uma história. Uma história que de perde um pouco no fim, de fato. Não sei se foi falha minha, mas a narrativa em si escapou-me. Acabei presa aos personagens isolados, pelo  enredo de cada uma das cenas, por toda a intensidade e detalhes.

Não sei se me fiz entender, talvez porque o filme tenha despertado isso em mim. Acabei preferindo as sensações ao sentido.

Uma resposta para “Brilho de uma história obscura

Deixe um comentário

