re.verb

cultura, crítica e tudo o mais

Uma ode à fofurice

em fevereiro 11, 2011

Dois comentários semelhantes sobre o álbum de Marcelo Jeneci, feito pra acabar, me deixaram um tanto intrigada: em resumo, disseram-me que o som era “fofo demais” e “de menininha”.

A princípio, não teria qualquer problema com tais opiniões, afinal, ainda bem que as pessoas gostam de coisas distintas – imagine que chatice seria todo mundo concordando com tudo? – mas o que me deixou encafifada foi o raciocínio lógico por trás dos comentários: “Jeneci é fofo demais/de menininha, LOGO não é bom”.

De novo, acho perfeitamente normal que pessoas não gostem do álbum, mas fiquei pensando por que algumas pessoas julgam que “fofurice” é necessariamente algo ruim.

A primeira coisa que me veio à mente foi justamente o fato de associarem tal característica a infantilidade, a falta de “adultice”. Pode até ser. Mas, assim como acredito piamente que um pouco de cafonice é fundamental, creio também que o fofo, o lúdico e o alegre – que seja até manifestamente infantil – podem ser geniais.

Ao invés de entrar em questionamentos muito (mais) filosóficos, prefiro compartilhar um exemplo – que me veio à cabeça instantaneamente – de uma artista cujo trabalho admiro tremendamente e que também é assim, fofo e de menininha: Nina Pandolfo.

Nina é uma das grafiteiras brasileiras mais renomadas, cujo trabalho, garotinhas à la Hello Kitty, com olhos enormes e boquinhas mínimas, não é nem pretende ser profundo, muito menos sisudo, mas é simplesmente uma lembrança de que brincadeira e criancice podem ser lindamente sofisticados – e fazem bem a qualquer idade.

Bom fim de semana a todos!

2 respostas para “Uma ode à fofurice

  1. […] – com o perdão do trocadilho – de obras dos mais diversos artistas do mundo (de Banksy a Nina Pandolfo e […]

Deixe um comentário

