re.verb

cultura, crítica e tudo o mais

Encontrando a própria voz

em fevereiro 19, 2011

 

E se o rei, ainda que não esteja nu, tiver vergonha de si? Como falar a uma nação, conclamando o povo a ser forte diante da guerra declarada, se quem lhes dirige a palavra teme a própria voz?

“Eu não sou um rei”, chora George VI (Colin Firth, excelente) nos braços de sua mulher (Helena Bonham Carter, cujos olhos grandes expressam mais que qualquer palavra); afinal, como alguém gago poderia ser ouvido, respeitado?

Mal sabe ele que, ainda que trôpega, a voz está lá. Que aquilo que pensa – receosamente, mas com tanta lucidez – só precisa de um empurrão para ser expresso ao mundo.

Tal empurrão, longe de vir de técnicas mirabolantes, vem de Lionel Logue (Geoffrey Rush, em uma atuação esplêndida; contida, sem deixar de transbordar um rio de emoção), um sujeito comum, “peculiar”, que coloca a mão sobre seu ombro e lhe assegura que ele pode sim; vem de um amigo.

Assim, O Discurso do Rei (The King’s Speech) não é apenas sobre um homem que, diante de circunstâncias alheias a sua vontade, torna-se rei e, ainda que gago, é obrigado discursar em um dos momentos mais cruciais da história recente do Reino Unido – a deflagração da Segunda Guerra Mundial –; mas, acima de tudo, é a procura de um indivíduo por sua própria voz. É a luta para se transpor a barreira entre tudo que bravamente pensa, e a coragem de falar.

É comovente por ser profundamente humano; e é lindo.

 

(O Discurso do Rei, The King’s Speech, de Tom Hooper.)

Anúncios

Uma resposta para “Encontrando a própria voz

  1. Marina disse:

    Impossível não se encantar com esse filme. Absolutamente adorável, de uma delicadeza ímpar ao tratar de algo tão humano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: