re.verb

cultura, crítica e tudo o mais

Um olho na rua, outro no mouse

em março 11, 2011

 

Há algum tempo, no início de fevereiro, o Google deu uma sinalização importante no sentido da valorização e, por que não, democratização das artes visuais ao possibilitar o acesso – ainda que não físico – a alguns dos maiores museus do mundo, com o Google Art Project (demos a notícia em primeira mão aqui!).

Um pouco depois, foi a vez de três brasileiros da agência Loducca (Raphael Franzini, Gustavo de Lacerda e direção geral de criação de Guga Ketzer), com o apoio da Red Bull e o respaldo instrumental do Google terem a brilhante idéia de complementar o tour artístico virtual para além dos museus, possibilitando o acesso  a obras de street art espalhadas pelo mundo todo – e a divulgação desses trabalhos muitas vezes escondidos em becos coloridos (como o meu lugar favorito da Vila Madalena, o mágico e mutante Beco do Batman).

Criou-se então, o filhote descolado do Google Street View – primo-irmão do Google Art Project – o Street Art View.

Não é exatamente uma idéia revolucionária (já existia, por exemplo, o Street Art Locator), mas desta vez, a colaboração dos locais, especialmente brasileiros, tem sido realmente grande e o projeto já conta com uma reunião expressiva – com o perdão do trocadilho – de obras dos mais diversos artistas do mundo (de Banksy a Nina Pandolfo e OsGemeos).

O mais bacana é que, diferente de outros sites semelhantes, o Street Art View oferece uma navegação da que nos permite enxergar o contexto urbano em que as obras estão inseridas e, nesse sentido, sua interferência na paisagem das cidades.

Ainda, vale ressaltar que a inclusão de obras é totalmente colaborativa e, assim, qualquer um pode “taguear” um local e, como diz o projeto, “ajudar a construir a maior coleção de arte do mundo”.

 

Olha ai o Beco do Batman

Mesmo quando a resolução não é das melhores, a tecnologia oferece, outra vez, uma mãozinha e fotos geotagueadas do Flickr, por exemplo, são dispostas automaticamente, oferecendo uma visão alternativa das obras.

Falando em street art, Resolvi compartilhar isso hoje para aproveitar o ensejo de outra exposição – esta “mais ou menos dentro” de um museu – que também tem contribuído para valorizar e respeitar tais manifestações no Brasil, sobretudo o grafite: o MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) promove a segunda mostra “Murais Coletivos”, até 20 de março.

Ali, vinte artistas apresentam seus trabalhos em murais espalhados pela sala do museu.

 

Ficam portanto duas dicas para seu fim de semana e meus sinceros aplausos para manifestações culturais dessa natureza. Que essa moda se espalhe ainda mais!

Murais Coletivos”, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura (Sala Pinacoteca), Rua Alemanha, 221, Jardim Europa. Grátis, de terça a domingo, das 10h às 19h. Até 20 de março.

Anúncios

2 respostas para “Um olho na rua, outro no mouse

  1. Adriana disse:

    A superação e a rapidez do Google em criar ferramentas novas é impressionante! Amei o post e a dica! Sinto apenas que não tenho o tempo que gostaria para explorar tudo o que ele oferece…
    beijos!
    Dri

  2. business disse:

    ……Los amantes del arte deben estar mas que felices con el nuevo lanzamiento de Google quienes han puesto a disposicion del mundo mas de 1 000 obras de arte en alta resolucion en su nueva pagina web la cual recorre los estilos de mas de 400 artistas..Este proyecto de Google llega gracias a la colaboracion con diferentes museos de todo el mundo Google Art Project tiene obras del Museo Reina Sofia en Madrid el Palacio de Versalles de Paris el Ermitage de San Petersburgo o la Galeria Uffizi en Florencia etc..Cada imagen tiene 7 mil millones de pixeles realmente sorprendente por ello cuando haga zoom en la imagen no se perdera ni un solo detalle de la obra de arte. Se parte de nuestra comunidad conoce a geeks de todo el mundo amantes de la tecnologia seguridad informatica Web 2.0 y la ciencia al limite..Tecnologia en Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: