re.verb

cultura, crítica e tudo o mais

Farsa

em março 28, 2011

O constante jogo entre ator e personagem, e a linha às vezes imperceptível entre ficção e realidade são os pilares quem sustentam VIPs (de Toniko Melo).

Marcelo, o protagonista, perde a si mesmo ao acreditar tão piamente que é, de fato, todas as pessoas por quem se faz passar. Para interpretá-lo, não haveria melhor alternativa que Wagner Moura, quem sempre se doa de tal maneira às suas atuações, que deixa de ser o ator, se transformando no próprio personagem – e, no caso, em todas as personas que este cria.

O enredo do filme é a história, “baseada em fatos reais”, de um garoto um tanto perturbado que, desde cedo, tem maior facilidade em imitar – ou encarnar – outros do que em agir por conta própria.

A fim de concretizar seu sonho mais antigo, tornar-se piloto de avião, Marcelo passa a se converter nas personagens – reais ou fictícias – que mais se adequam ao momento: de Carrera – piloto de um traficante de drogas paraguaio – a Henrique Constantino – o filho do dono da Gol.

Nesse ponto, VIPs tem sido freqüentemente comparado a “Prenda-me Se For Capaz” – em que um falsário também engana a todos e se faz passar, dentre outros, por piloto de avião (ainda que sua maior preocupação não seja voar, mas falsificar cheques) – no entanto, o que diferencia ambos é que, ao contrário de Frank Abagnale Jr, Marcelo, ao fingir ser tais pessoas, passa a ter a certeza de que é cada uma delas. (Momentos que sintetizam tudo isso: Carrera sobe ao palco e, por uma música, “se torna” Renato Russo; Henrique Constantino continua a fingir que conversa ao telefone mesmo quando já não há ninguém no quarto.)

Assim, Marcelo (ou Wagner?) periclita a todo tempo entre realidade e fantasia – qual meu nome? Meu pai existe? Minhas memórias de fato ocorreram? – e, ao enganar todos – inclusive Amaury Jr. – acaba por cair em sua própria farsa, sendo traído por si mesmo quando não tem mais dúvidas de que é aquele que finge ser.

Anúncios

Uma resposta para “Farsa

  1. Marcelo Wagner Moura e um individuo em busca do seu proprio eu e talvez ele ainda nao tenha encontrado e por isso tem a necessidade de se passar por ouras pessoas..Seu maior sonho e se tronar piloto de aviao igual ao pai sendo eles pessoas diferentes ele e acaba voando em outra direcao de fato Marcelo se torna piloto mas acaba trabalhando para o trafico e assumindo entao outras identidades. O trafico lhe rendeu um bom dinheiro o que o levou para o maior golpe da sua vida se passar pelo empresario Henrique Constantino filho do dono da companhia aerea Gol..Marcelo vai para um Resort em recife em pleno carnaval e convence a quase todos que e o verdadeiro Henrique. Ele assume a identidade de tal forma que da uma entrevista para TV entao ele precisa fugir para nao ser desmascarado..O filme conta a vida de Marcelo de forma ampassa muitas outras facanhas o nosso amigo aprontou dentre elas fingiu ter uma patente maior e vendeu motos que seriam leiloadas Ja fingiu ser guitarrista do grupo Engenheiros do Havaii produtor musical de uma banda famosa olheiro da selecao campeao de Jiu-jitsu policial e ate lider do PCC..O Longa tem muito em comum com o Prenda-me se for capaz de Spielberg mas segundo o proprio diretor Toniko Melo sao historias diferentes Prenda-me se for Capaz e um filme sobre um falsario alguem que forja documentos cheques dinheiro etc pra conseguir o que quer enquanto o VIPs e sobre um farsante um homem que se faz passar por outras pessoas. .Nao gostei muito da abordagem adotada o filme quer mostrar de forma que Marcelo sofre de transtornos psiquicos o que de certa forma o exime de toda culpa.Mas o longa nos faz pensar dentre algumas questoes refletimos sobre na nossa propria vida na nossa indole na identidade que assumimos quando estamos sozinhos e frente a outras pessoas quando compramos uma roupa de marca e dividimos a perder de vista so para parecer ser o que nao somos apenas para impressionar pessoas ou frenquentar lugares que nao podemos ir em querer ser igual aos nossos pais querer ser famoso aparecer na tv.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: