re.verb

cultura, crítica e tudo o mais

Blue Valentine

em junho 11, 2011

Sabe quando você ouve uma música que, de tão perfeita, te tira do prumo? Quando, à primeira escutada, você tem certeza de que aquela é a música da sua vida; que faz todo o sentido, que foi feita só para você?

Você a escuta por dias a fio, coloca no repeat sem parar e não se cansa; rabisca o refrão no bloquinho de anotações ao lado do telefone; acorda e dorme com ela na cabeça.

Pois bem, o tempo passa e eis que, de repente, um certo dia, sem ter porquê, a mesma música já não emociona. Você a ouve e nada sente; mal percebe que é ela que está tocando.

Com histórias de amor, pode acontecer o mesmo.

E é justamente este o enredo de Blue Valentine (de Derek Cianfrance, pessimamente traduzido para Namorados para sempre). Ali, duas histórias de amor, compostas pelos mesmos personagens, Cindy (Michelle Williams, ótima como sempre) e Dean (Ryan Gosling, também excelente) correm em paralelo; uma contando o começo, e a outra o fim de um relacionamento.

Novamente, como acontece em Barney´s Version (já contamos aqui), o amor retratado é cru, desnudo de qualquer véu de sofisticação ou artificialidade. Da insaciedade e urgência do começo, ao triste e agonizante processo que culmina no fim, tudo é escancarado – até a câmera filma sem pudores, abusando de closes que captam em cada expressão aquilo que há de mais íntimo; do prazer, à dor.

Ali, a mesma música que embala o começo – a excelente “You and Me”, de Penny and the Quarters – também é a trilha do fim. Os personagens também são os mesmos, mas aquilo (o amor?) que parecia invencível e inabalável, de repente se esvai – sem qualquer motivo especial.

Como tantas outras, essa é a história de um amor que nasce lindo, promissor, mas que, com a mesma espontaneidade, encrua; morre sem mais nem menos.

Não é o filme mais propício para encantar casais nesta véspera de Dia dos Namorados, mas é um belíssimo – e triste – alerta para qualquer um que se aventure em amores por aí.

Vale a pena.

(Blue Valentine, de Derek Cianfrance, 2010)

Anúncios

Uma resposta para “Blue Valentine

  1. Ximena disse:

    Ahhhh tava sentindo falta de um postzinho seu pra esse fds!!!! Adorei, tava pra ver esse filme mesmo, agora é que eu vou! ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: