re.verb

cultura, crítica e tudo o mais

Obrigada

em janeiro 8, 2012

Há uma semana e algumas horas, fomos surpreendidas por uma triste notícia, a morte de Daniel Piza. Para qualquer pessoa que acompanha a cultura e o jornalismo cultural brasileiro, lê sobre esporte ou tem um especial interesse pela literatura nacional foi uma perda sentida, mas se existe um humilde rincão dessa internet que deve uma homenagem a esse escritor e jornalista é o re.verb… Não nos faltam inspirações, referências, mas se eu tivesse que eleger um mentor, não hesitaria em dizer Daniel Piza.
Pessoalmente, o que mais me encantava era sua vocação para equilibrar a paixão de um curioso e a erudição de um intelectual para falar do que se propunha. E por essa característica, ele me deixou com uma séria preocupação no alto dos meus 18 anos: “será que em 22 anos eu consigo dominar qualquer assunto com a destreza que esse cara domina tantos?”. E mais do que interessado, ele sempre me pareceu disposto. Disposto e acessível para uma bo(b)a conversa (com uma interlocutora mais ainda), como a que tivemos sobre o centésimo gol de Rogério Ceni, convertido sobre o amado Corinthans de Piza.
Sempre correndo, depois do programa na rádio Eldorado, Piza me abriu uma janela para o mundo de E.B. White, The Espectator, Bernard Shaw, Carpeaux e reforçou a importância de manter a curiosidade pela vida. Acho que não poderia fazer mais do que reler minhas anotações e esquadrinhar os textos que ele nos indicou para homenageá-lo de forma singela. Mas não poderia deixar de registrar aqui: obrigada, Daniel Piza.

Hoje, no Caderno 2, o Estadão fez uma justa e muito mais completa homenagem sobre esse grande cara.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: