re.verb

cultura, crítica e tudo o mais

Amor multimídia

em fevereiro 28, 2012

Não é novidade que revoluções tecnológicas têm impactado mercados, qualidade e formatos de obras culturais. O exemplo mais batido é o da música: a partir do surgimento do mp3 (e derivações posteriores), o som se tornou mais “achatado” – diz-se que a amplitude das ondas sonoras em de tal formato é muito inferior àquela alcançada no vinil – mas ao mesmo tempo muito mais acessível ao público, e mais fácil de ser divulgado por artistas.

Por outro lado, em outros segmentos culturais, especialmente na literatura, avanços tecnológicos, apesar de significativos, ainda não foram capazes de transformar materialmente o conteúdo das obras – é cada vez mais comum nos depararmos com pessoas lendo seus Kindles, iPads e afins, mas as obras continuam sendo aquelas que seriam lidas em papel.

Por tal razão, é uma boa surpresa descobrir uma obra como Chopsticks, de Jessica Anthony e Rodrigo Corral (Ed. Penguin/Razorbill).

Chopsticks é quase inclassificável: é uma narrativa (um mistério surgido da história de amor entre dois jovens: o argentino Francisco e a pianista prodígio Glory) cujo formato permeia registros os mais diversos, de históricos de chats a fotos antigas; de desenhos e poesia, a vídeos do YouTube e playlists digitais.

Ainda que também tenha sido publicada em papel, ao ser transformada em aplicativo ganhou vida: o bacana reside justamente na possibilidade de mergulharmos na história através de meios – e mídias – diferentes daquelas a que estamos normalmente habituados.

Vivenciamos o amor e as agruras dos dois interativamente; não só pela narrativa escrita que as detalha, mas em cada clique; a cada vídeo que compartilham, a cada musica que oferecem um ao outro, a cada foto em que figuram.

É, assim, uma experiência multimídia melhor comparável ao bisbilhotar da vida alheia do que à leitura de um romance.

É moderno é divertido e, ainda que não traga qualquer grande roteiro ou atuação, é inovador o bastante para nos mostrar inúmeras possibilidades porvir.

É a tecnologia a serviço do conteúdo.

(Chopsticks , de Jessica Anthony e Rodrigo Corral, desenvolvido por The Penguin Group USA, disponível para download no iTunes.)

Anúncios

Uma resposta para “Amor multimídia

  1. Julio Melo disse:

    Vida à dois…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: